Viver a vida…em azul!


 

Foto: josé alfredo almeida

Foto: josé alfredo almeida

 

Azul, é com efeito a minha cor predilecta, ainda que, não menosprezando uma certa atracção pelo vermelho. Ah, mas o azul!…Essa inebriante cor celestial preenche-me de todo; a ela recorro concomitantemente, muitas vezes sem dar conta, quando me abstraio do que quer que seja que me rodeie nesses momentos. E como é bom quando isso acontece!…E quando acontece, significa geralmente que me ausentei para outras paragens, ainda que reflexivas.

Não!…Não significa que esteja angustiada, triste, nostálgica ou deprimida. – Nada disso! Significa, isso sim, que a minha mente, momentaneamente é transportada para doces e ternas lembranças que integram o meu percurso existencial.

– Mas sabem o mais caricato? Nem sempre essas doces e ternas lembranças corresponderam a algo de bom, que é como quem diz: nem sempre tiveram um final feliz, pois algumas delas vieram a traduzir-se em perdas, com acutilantes dores inicialmente…

Ainda assim e apesar do desfecho final, proporcionaram no seu decurso momentos de grande felicidade, inesquecíveis de todo e, estrategicamente, é nesses mesmos que penso, colmatando assim a negatividade subjacente às perdas… por isso mesmo, atribuo a essas tais Doces e Ternas Lembranças uma significância relevante metaforicamente falando, análoga ao azul… o meu azul que me inebria a alma!

– Parece algo complicado de gerir do ponto de vista emocional, não? – Pergunto eu!

Não digo que não…dependerá da visão de cada um per si relativamente à própria vida, à forma como a veem e vivem o seu AZUL.

E para mim, o meu AZUL é uma multiplicidade de coisas:

A cumplicidade afectiva que tenho para com os que amo e que me amam; o sorriso estonteante de uma criança; o olhar confiante de um doente que cuido; a ternura mútua de um casal idoso inseparável desde sempre; um “amo-te!”; um “amei-te imenso!”; um “perdoa-me!”; um “é melhor assim para ambos!”; um “até sempre, mas tenho que ir!”; e até um silêncio incompreensível de todo!… … Ah! E uma paisagem…uma magnífica paisagem contextualizada num azul inebriante, de noite ou de dia, no mar, no rio ou em terra, mas de preferência em terras lusas. Sim! Porque inequivocamente temos a benesse de termos lindas e maravilhosas paisagens por este nosso Portugal fora!…

E de repente veio-me à ideia um maravilhoso passeio que fiz, não há muito tempo, por terras do nosso Douro, mais concretamente, até ao Pinhão, no qual tive a oportunidade de me deleitar com as suas inigualáveis encostas, e, o rio que as abraça, debaixo de um céu azul divinal.

Enfim…”momentos azuis” que perdurarão na memória e que deixaram saudade.

Este é, com efeito, o meu azul! E esta sou eu! Uma eterna sonhadora, pela vida, apaixonada!…

 

BOBBY VINTON-BLUE VELVET

 

 

© Paula Pedro

 

Anúncios

2 comentários a “Viver a vida…em azul!

  1. Olá Paula!

    Arrepiei-me com a leitura deste extraordinário texto. Não sendo eu um admirador do azul (vá-se lá saber porquê…), nem um nostálgico por natureza, acabei por ter sensações estranhas nesta leitura.

    Parabéns pelo texto, Lindíssimo!

    Liked by 1 person

    • Olá José Carlos!

      Muito obrigada pelo carinhoso elogio, relativamente a esta minha crónica alusiva ao azul, que não sendo a minha cor predilecta – pois, na realidade, o vermelho é a cor pela qual nutro um fascínio especial – ainda assim, assume uma significância metafórica relevante nos meus “sonhos”… os sonhos que integram “o meu azul”, essa magnífica cor celestial, para mim, representativa do que ME FAZ FELIZ NESTA VIDA! 🙂

      Beijinhos

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: