DA CONVERSA DA TRETA… DO DESTINO!


DA CONVERSA DA TRETA... DO DESTINO!

 

“O destino, isso a que damos o nome de destino, como todas as coisas deste mundo, não conhece a linha recta” -, assim o dizia, e bem, o nosso saudoso José Saramago.

Atrevo-me a dizer “e bem”, porque considero que essa coisa do destino, a existir – porque nunca ninguém o viu, não é verdade? -, tem a prepotência de ser um caminho traçado; um caminho com rectas, curvas, atalhos e pontes, que somos obrigados a percorrer, dê lá por onde der, sendo que, fugir-lhe, será impossível.

Não é invulgar ouvir-se expressões populares que incluem o destino, para contextualizar acontecimentos nefastos, ou mesmo bons, do género: “era o destino!”, ou, “tinha que acontecer!”. Ora, nessa óptica, a existir o destino, o Homem passaria a ser apenas um robot, com um início e um fim programados; uma espécie de marioneta com todas as acções e procedimentos (pré)determinados e comandados por algum tipo de força superior.

E a liberdade? Mais concretamente, a liberdade de escolha? Onde é que encaixa nesse paradigma? Pois… a meu ver, não encaixa de todo!

Na minha modesta opinião, ouso dizê-lo com a necessária frontalidade, sem clichés adstritos: só há um destino que é certeiro, e esse, irremediavelmente incontornável – a MORTE -. Até lá, sou livre de escolher o que quero ou não fazer, aquilo que quero ou não dizer; tomar as minhas próprias decisões; construir o meu próprio destino, mediante as minhas escolhas.

Não acredito na predestinação, nem em bolas de cristal com poderes sobrenaturais, ou outras artimanhas das ciências ocultas que ostentam fazer acreditar que anteveem o futuro. Nada mais são, do que tretas e mais tretas…

Acredito sim, na vida; em fazer acontecer a “sorte” que preciso para alcançar o sucesso que desejo. E não! Não me resigno a uma zona de conforto à espera que essa tal “sorte” surja por magia na minha vida. Implica trabalhar muito o corpo, a mente e fundamentalmente, o coração.

Céline Dion – My Heart Will Go On

 

Paula Pedro

Deixe uma Resposta

