Poeta-ME!… Poetas? #15 – COIMBRA, MINHA ALMA – O MEU SENTIR… POR TI!


Imagem extraída da Internet

Imagem extraída da Internet

 

#15 – COIMBRA, MINHA ALMA – O MEU SENTIR… POR TI!

Coimbra dos amores, Coimbra dos doutores.

Não nasci sobre o teu berço;

Nem cresci a olhar teu encanto;

Nem vesti tua capa negra de saudade;

Nem chorei o bater da velha cabra;

Nem levei segredos teus pra vida!

Acolheste-me de braços abertos.

Era uma jovem recém-formada,

Tão cheia de projetos, de sonhos, de vida!

Fiquei. Mas fiquei por amor.

Sabe-lo bem.

E o rio Mondego, também.

Ah, o Mondego!…

Esse vale das dores passadas,

Para onde correm litros de lágrimas,

Que fluem das margens da lembrança,

De quem bebeu água da Fonte dos Amores.

És cidade de homens e mulheres em corpos de meninos,

Que cantam teu fado nas tuas entranhas históricas.

Enaltecem teu coração – de pedras ancestrais,

O deles, ávido de aprender a amar,

E o nosso, orgulhoso com seus sucessos,

Ou triste, com seus fracassos.

Aprendi a amar-te com os anos. Aprendi!…

Descobri-te. Explorei-te,

Que nem língua competente de leal e viril amante,

Que percorre habilmente

Os recônditos mais profundos da sua amada.

E agora, eis-me aqui, na minha janela!

Mesmo á minha frente, o Choupal verdejante.

E um ocaso da cor do fogo,

A acenar-me em jeito de despedida.

Vem aí de mansinho, a noite iluminada para cobrir-te,

Espreitam as fogueiras dos santos populares,

E da Velha Alta onde dominará a lua,

Soarão as serenatas da saudade,

Em noites clandestinas.

Serenata Monumental da Queima das Fitas 2015 HD

 

© Paula Pedro

Deixe uma Resposta

